Sensibilizar
os alunos para a importância do consumo consciente.
Materiais necessários
Brinquedos,
gibis e livros.
Duração da atividade
Uma
semana
Desenvolvimento
O
professor pode iniciar a atividade pedindo para que os alunos façam um cálculo
aproximado de quantos brinquedos cada um possui. Depois pedir para que listem
os brinquedos de que gostam mais e s que costumam brincar com frequência.
Comparar
a quantidade de brinquedos que as crianças possuem com o número de brinquedos que
efetivamente brincam.
Questionar
junto às crianças porque possuem brinquedos com os quais não brincam e refletir
com elas em roda de conversa toda a matéria prima necessária para a confecção
de cada brinquedo a quantidade de água necessária para fazê-los, a mão de obra
utilizada, o transporte da matéria prima para as fábricas, das fábricas para as
lojas, da loja para suas residências, o dinheiro gasto com eles, etc...
Depois
desta reflexão com os alunos, faça uma lista dos impactos causados ao planeta
em cada uma dessas etapas.
Fazer
um paralelo com as demais coisas que consumimos, usamos um pouco e jogamos fora
ou estocamos em nossas casas (roupas, calçados, brinquedos, livros, etc...).
Estratégia
Como
proposta pode-se organizar uma grande feira de troca entre os alunos da classe
ou da escola.
É
importante o envolvimento deles na organização do evento, elaborando cartazes
de divulgação, organizando o espaço e como acontecerá o evento.
Podem-se
trocar livros, gibis e brinquedos, desde que devidamente autorizados pelos pais
ou responsáveis.
Resultados a serem
obtidos
Repensar
os hábitos de consumo isto estaremos contribuindo para que as futuras gerações
possam ser menos consumistas do que a atual.
Ana
Aparecida de Mendonça
Elena
Alves de oliveira Jesus
Quézia
torres Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário