sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Trocando gibis, livros e brinquedos

Objetivo
Sensibilizar os alunos para a importância do consumo consciente.

Materiais necessários

Brinquedos, gibis e livros.

Duração da atividade

Uma semana


Desenvolvimento

O professor pode iniciar a atividade pedindo para que os alunos façam um cálculo aproximado de quantos brinquedos cada um possui. Depois pedir para que listem os brinquedos de que gostam mais e s que costumam brincar com frequência.

Comparar a quantidade de brinquedos que as crianças possuem com o número de brinquedos que efetivamente brincam.

Questionar junto às crianças porque possuem brinquedos com os quais não brincam e refletir com elas em roda de conversa toda a matéria prima necessária para a confecção de cada brinquedo a quantidade de água necessária para fazê-los, a mão de obra utilizada, o transporte da matéria prima para as fábricas, das fábricas para as lojas, da loja para suas residências, o dinheiro gasto com eles, etc...

Depois desta reflexão com os alunos, faça uma lista dos impactos causados ao planeta em cada uma dessas etapas.

Fazer um paralelo com as demais coisas que consumimos, usamos um pouco e jogamos fora ou estocamos em nossas casas (roupas, calçados, brinquedos, livros, etc...).

Estratégia

Como proposta pode-se organizar uma grande feira de troca entre os alunos da classe ou da escola.

É importante o envolvimento deles na organização do evento, elaborando cartazes de divulgação, organizando o espaço e como acontecerá o evento.

Podem-se trocar livros, gibis e brinquedos, desde que devidamente autorizados pelos pais ou responsáveis.

Resultados a serem obtidos

Repensar os hábitos de consumo isto estaremos contribuindo para que as futuras gerações possam ser menos consumistas do que a atual.


Ana Aparecida de Mendonça

Elena Alves de oliveira Jesus

Quézia torres Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário