terça-feira, 7 de outubro de 2014

Reflexões sobre o filme WALL-E

Qual a influência do filme Wall-E na vida das crianças?

O filme revela um planeta habitado somente  por um robô e uma barata. Ele estava programado para limpar a terra do lixo produzido por muitos anos de consumo irracional.

O filme Wall-E apesar de ser uma ficção, nos trás uma grande reflexão sobre a realidade.

Desde o inicio do filme até o fim estão explicitas as cenas de advertência quanto a   preservação á vida, a proteção do nosso planeta, ou seja, a sustentabilidade.

A principio no galpão do lixo o robô tem diversos objetos que ele acha  interessante,  e  guarda, isso ensina para as crianças quantas coisas que se pode aproveitar, e para nós, deixa bem claro que não sabemos o que fazer com o lixo que produzimos, quanto ao lixo orgânico, é simples, pois o mesmo se decompõe na terra rapidamente e tem sua função positiva na atmosfera, porém o lixo industrializado (lata, alumínio, papelão, vidros, PVC e etc.) é  preciso ter uma consciência de como reciclar esse material.

O lixo eletrônico é outro problema, vivemos na era da tecnologia onde se vendem muitos aparelhos eletrônicos, mas não há uma espécie de coleta para os aparelhos estragados. Além da grande quantidade de lixo produzido de forma irracional entra a questão dos produtos tóxicos de diferentes formas, tanto de uso doméstico quanto de uso industrial.

O filme apresenta cenas bem reais como por exemplo: o robô precisa de luz solar, toda a humanidade precisa do  sol. O robô também se surpreende ao encontrar uma plantinha  e isso nos faz lembrar que precisamos das plantas para nos alimentar, respirarmos... etc. Sem  as plantas não há purificação no  ar, precisamos da água pois a água é vida,precisamos dos animais até mesmo dos insetos, todo ser vivo ou não tem sua função na terra,  atmosfera ou no planeta, e nossa atitude pode muito influenciar para o bem ou para o mal.

Passar isso para nossas crianças é muito importante, “pois é educando a criança que se forma o homem consciente.”

Nós temos a responsabilidade de conscientizarmos para poder educar de  uma forma correta as nossas crianças, lembrando que segundo Paulo Freire, “ninguém educa ninguém, nós nos educamos juntos...”

Na história do filme as pessoas que estão na nave, tornaram-se sedentárias  (obesas), pois não tem uma vida ativa e normal, tudo o que fazem é com a tecnologia , até para conversar umas com as outras de forma digital.

Esta  mensagem  para nossas crianças também é muito importante, pois apesar dos meios  de comunicação serem  importantes  para nós,  não deve ser substituídos  por  um grupos  de amigos  onde possamos  conversar  uns  com os  outros  face a face, abraçar, correr, caminhar junto etc...

A criança precisa  entender  que o contato físico não pode ser substituído  pela  tecnologia, e que ao invés de alimentar um bichinho virtual  existem  no  planeta  diversos  animais  precisando  de carinho, cuidado, proteção e amor.

A  verdadeira  mensagem  deste filme  é o problema  ambiental  que foi dirigido para as crianças, mas que deve ser  assistido pelos  adultos, pois a mensagem  sobre a insustentabilidade  da  nossa  forma  de  vida  é  flagrante.

Nós somos  educadores  e temos  a função de transmitir para a sociedade as informações de maneira  correta quanto á sustentabilidade, pois  se juntos : educadores  e  sociedade, orientarmos  nossas  crianças   teremos  um  planeta  melhor, pois as crianças são o nosso futuro e a extensão das  gerações   vindouras.


Elisangela  Lopes  Ferreira  Jesus  

Veja o trailler aqui:


Um comentário:

  1. Muito lindo....realidade sobre o nosso planeta....Estamos cada vez mais poluidos....

    ResponderExcluir