quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ENSINANDO AS CRIANÇAS A CUIDAREM DO MEIO AMBIENTE

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. 

Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.


"A natureza dá condições para a sobrevivência do homem”

Sequência de Atividades e Síntese do trabalho

Objetivo: Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação 


Como chegar lá: Levante o conhecimento inicial da turma. Esse passo revela a direção que o trabalho deve tomar. Para que eles entrem em contato com o mundo real, leve-os para aulas-passeio. Todas as observações devem ser registradas em escritos e desenhos. Prepare uma passeata ecológica com todo o material produzido. Em uma conversa posterior, veja que conceitos foram ampliados. Por fim, confronte os conhecimentos prévios com os atuais 



Dica: Para falar sobre Educação Ambiental com crianças é importante abordar assuntos que produzam resultados ao alcance delas. Um bom exemplo é cultivar uma horta e depois comer as verduras e os legumes plantados


No 1º dia

Faça a apresentação do tema para as crianças.

O trabalho pode começar com uma roda de conversa, leve para a sala imagens que ilustrem o assunto.

Colete os saberes que as crianças já possuem e registre as ideias.

Com isto você irá perceber como as crianças se interessam pela temática e chegam a formar suas próprias opiniões.

2º dia

Com a curiosidade aguçada, prepare aulas-passeio nos arredores da própria escola.

O objetivo é observar a quantidade de lixo jogado nas ruas, tire fotos e registre a atividade e mostre a importância desta ação, trazendo para as crianças como é a realidade e como esta as condições das ruas.

Esta atividade também pode ser desenvolvida em sala de aula com a apresentação de vídeos, livros e fotos. O tema pode ser debatido em roda de conversa, para mostrar quais os cuidados que devemos ter com o meio ambiente.

As crianças podem registrar as atividades por meio de desenhos e escritos.

3º dia

Antes do horário do recreio leve as crianças a fazerem um passeio pelo pátio e observe como esta à limpeza, peça para as crianças comentarem.

Depois do recreio peça aos alunos que observem novamente como esta o pátio, façam a comparação do antes e do depois.

Organize a turma em dois grupos e proponha uma competição de coleta de lixo, distribua luvas, máscaras, sacos de lixo e comece a competição.

Ao final da atividade leve os materiais coletados para  a sala, façam a separação dos materiais. Mostre para as crianças os diferentes tipos de materiais.

Eles poderão encontrar: papel de balas, caixinhas de sucos, garrafinhas pet, papel alumínio, entre outros. Esta tarefa trabalha a seleção dos materiais.

Proponha que as crianças realizem uma pesquisa sobre a coleta do lixo de sua cidade.

4º dia

Realize outra roda de conversa, escute e registre o que as crianças irão dizer.

Prepare outra aula-passeio ao local para onde é levado o lixo da cidade.

Quando voltarem peça as crianças que produzam um texto sobre o que observaram.


Faça uma enquete com as crianças para observar como foram ampliados os conceitos de cada um.

ANA APARECIDA MENDONÇA

Um comentário:

  1. Obrigada Professor Ivan pela sua dedicação e companheirismo para com a turma do 3A devemos a você a confecção desse blog. Achei o plano de aula referente a horta interessante e criativo para ser aplicado com os alunos.

    ResponderExcluir