Objetivo
Ensinar para as crianças os conhecimentos básicos sobre a
água e sua importância para manter a vida no planeta;
Conscientizar para o uso adequado evitando o desperdício;
Desenvolver atitudes de conservação e preservação;
Valorizar a água.
Estratégia
Trabalhar com as crianças em roda de conversa, buscando
saber qual o entendimento delas sobre de onde eles pensam que vem a água.
Fazer uma enquete com os alunos, com perguntas onde eles
respondam, por exemplo: como é o consumo de água em casa, em quais tarefas ele
percebem que mais gastam a água.
Depois na própria escola leve-os para a pia onde escovam
os dentes e faça com que observem como acontece o desperdício da água, quando
estão escovando os dentes, se deixam a torneira aberta enquanto escovam os
dentes.
Reúna-os em sala de aula e apresente vídeos que mostrem
os cuidados que são necessários para sempre ter água limpinha e tratada.
Aqui vão duas dicas bacanas:
O primeiro vídeo chama-se: “A GOTA BORRALHEIRA”
disponível em:
O segundo chama-se: CLUBINHO SABESP “H2O O DEFENSOR DAS
ÁGUAS“
Essas são duas excelentes opções para trabalhar a
importância desse bem tão precioso para a vida.
Avaliação
Trabalhe de forma lúdica com as crianças sobre tudo o que
foi visto.
Pode apresentar o Funk Sustentação presente neste blog;
Brincadeiras lúdicas;
Conclusão
final do professor
Poderá perceber que muitos ainda não possuem uma noção
das formas de desperdício e de como acontece à contaminação da água.
Resultados
obtidos
Depois de desenvolver este trabalho irá perceber a
mudança quanto ao comportamento das crianças em relação ao uso e preservação da
água.
QUEZIA TORRES FERREIRA
QUEZIA TORRES FERREIRA
Parabéns por direcionar a aula para um assunto tão dentro do que estamos vivenciando nesta vasto planeta terra .
ResponderExcluir