sábado, 11 de outubro de 2014

Ensinando as crianças a cultivarem uma horta.




Horta na escola

Objetivos

Oferecer às crianças a oportunidade de vivenciar o cultivo de uma horta e desenvolver a consciência sobre o consumo responsável de produtos orgânicos.

Estratégia

Em roda de conversa com os educandos perguntar quais são os alimentos preferidos deles, e quais estão acostumados a comer.

Elaborando na sala de informática uma aula com o auxilio da ferramenta Escola Game Jogos Educativos/ Frutas Um incentivo a alimentação saudável.

Com as sementes selecionadas levar os alunos até o local escolhido para a horta e auxiliá-los a plantar e sentir a importância deste momento porque desta forma eles vão entender como os alimentos são cultivados.

Toda semana é feita uma visita ao canteiro onde as crianças observam o desenvolvimento da horta verificando o crescimento, adubagem, e regam a plantação.

Retornando a sala de aula é feito um registro por meio de desenhos, onde cada um expressa o que observou.

 


Crianças trabalhando no cultivo de uma horta em Lajeado Paraná http://wp.clicrbs.com.br/lajeado/2011/06/04/educacao-infantil-desenvolve-projeto-de-horta-escolar/

 
Conclusões do professor

Concluímos que os alunos não gostavam de alimentos saudáveis por falta de hábito ou já concluía aos familiares que não gostavam do alimento sem se quer experimentar.

Resultados obtidos

Os alunos entenderam que alimentos saudáveis são importantes para a saúde e que devemos comer frutas e hortaliças todos os dias.

 

 

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

HERDEIROS DO FUTURO

Essa música diz o quanto é importante á vida e como podemos viver nesse mundo sem pagar nada e tendo tudo ao nosso redor. Só precisamos cuidar do nosso País para que no futuro ainda tenha o que temos hoje em relação á natureza. Somos herdeiros do futuro.



Trocando gibis, livros e brinquedos

Objetivo
Sensibilizar os alunos para a importância do consumo consciente.

Materiais necessários

Brinquedos, gibis e livros.

Duração da atividade

Uma semana


Desenvolvimento

O professor pode iniciar a atividade pedindo para que os alunos façam um cálculo aproximado de quantos brinquedos cada um possui. Depois pedir para que listem os brinquedos de que gostam mais e s que costumam brincar com frequência.

Comparar a quantidade de brinquedos que as crianças possuem com o número de brinquedos que efetivamente brincam.

Questionar junto às crianças porque possuem brinquedos com os quais não brincam e refletir com elas em roda de conversa toda a matéria prima necessária para a confecção de cada brinquedo a quantidade de água necessária para fazê-los, a mão de obra utilizada, o transporte da matéria prima para as fábricas, das fábricas para as lojas, da loja para suas residências, o dinheiro gasto com eles, etc...

Depois desta reflexão com os alunos, faça uma lista dos impactos causados ao planeta em cada uma dessas etapas.

Fazer um paralelo com as demais coisas que consumimos, usamos um pouco e jogamos fora ou estocamos em nossas casas (roupas, calçados, brinquedos, livros, etc...).

Estratégia

Como proposta pode-se organizar uma grande feira de troca entre os alunos da classe ou da escola.

É importante o envolvimento deles na organização do evento, elaborando cartazes de divulgação, organizando o espaço e como acontecerá o evento.

Podem-se trocar livros, gibis e brinquedos, desde que devidamente autorizados pelos pais ou responsáveis.

Resultados a serem obtidos

Repensar os hábitos de consumo isto estaremos contribuindo para que as futuras gerações possam ser menos consumistas do que a atual.


Ana Aparecida de Mendonça

Elena Alves de oliveira Jesus

Quézia torres Ferreira.

Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço

O filme nos conta a fuga de quatro monstros que viviam em um Planeta chamado XYZ, chegando no Planeta Terra encontram um córrego onde se acumulava muitos lixos que os moradores ali jogavam, e era tudo que eles mais precisavam para evoluir seus poderes e se tornarem mais fortes... bem sendo assim Xuxinha que é um anjinho da guarda vê seu protegido em perigo quando fica doente por causa de tanta sujeira. O filme é indicado para crianças, pois traz uma linguagem de fácil compreensão em relação ao meio ambiente, como devemos tratar nossa cidade na questão do lixo que produzimos.
Márcia Ferreira Araújo 

OS SEM FLORESTA

Ao despertar de uma hibernação, os animais de uma floresta percebem que boa parte da floresta, foi transformada em um condomínio residencial .
Como instinto a primeira atitude é procurar por comida (alimento), porem descobrem que já não possuem suas fontes naturais de abastecimento, se aventuram na selva de pedra (no condomínio), e descobrem alimentos industrializados entre outros.

O filme apresenta : O impacto ambiental sofrido pela “família” pós-construção do condomínio afeta o hábitos alimentares dos animais silvestres, estes aprendem a comer comida humana e agir como tais, em um consumo desenfreado de tudo que podem pegar se veem enlouquecidos diante de tanta oferta.
 A infância é a fase da inserção dos hábitos e da construção do conhecimento sólido, porém devido às demandas do mundo atual, a formação e a educação de crianças têm sido fortemente terceirizadas porque as famílias trabalham mais, e para suprir suas necessidades, o que faz com que os veículos de comunicação influenciem na compra de produtos industrializados.
No entanto o consumo de alimentos industrializados, já nos primeiro ano de vida, leva a uma formação de hábitos alimentares inadequados, que com o passar do tempo ficam incorporados. E esta alimentação inadequada pode ser um dos fatores determinantes do crescimento da obesidade infantil, que já é visto como motivo de preocupação em saúde pública e de possíveis doenças como diabetes na infância, hipertensão, problemas de saúde bucal como as cáries entre outros problemas que podem vir a comprometer o crescimento e desenvolvimento infantil.
A maioria dos alimentos industrializados é rica em sódio, gorduras, corantes e açúcares com baixa quantidade de fibras, vitaminas, minerais, proteínas o que significa dizer que esses alimentos são pobres nutricionalmente por serem incompletos em nutrientes essências na infância e o que os torna vilões para a saúde, porque eleva o colesterol, a glicose e diminuem a absorção de outros nutrientes como exemplo o refrigerante que é rico em fosfato e diminui absorção de outros nutrientes se associado com outros alimentos numa mesma refeição como as: hortaliças e leguminosas ,carnes ,etc.

Por isso é indispensável que desde a infância haja uma adequação da frequência de consumo de todos os alimentos, um estímulo a refeições balanceadas e a prática de atividade físicas.
MARIA LUIZA CARUSO 



Referência Bibliográficas : http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0034




Quer aprender a usar vídeos e filmes nas suas aulas? Então veja essas orientações pedagógicas.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Um plano para salvar o planeta

você sabia ?

Que esse vídeo é ideal para trabalhar com o publico infantil sobre a sustentabilidade usando o lúdico, são personagens  conhecidos pelas crianças, podendo abordar vários assuntos como:

·         O que é reciclagem ?
·         O que acontece com o lixo que não é reciclado?
·         Porque devemos separar o lixo em casa ?
·         Porque devemos reciclar ?
·         Para que serve os pontos de coleta seletiva de lixo ?
·         porque não devemos jogar lixo no chão ?
·         O que provoca a poluição do ar ?

A professora poderá finalizar o assunto  com uma roda de conversa.

A criança aprendendo a tomar hoje  atitudes corretas, se tornará  um adulto consciente amanhã. 



ANA CLAUDIA CARPINTEIRO

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ENSINANDO AS CRIANÇAS A CUIDAREM DO MEIO AMBIENTE

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. 

Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.


"A natureza dá condições para a sobrevivência do homem”

Sequência de Atividades e Síntese do trabalho

Objetivo: Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação 


Como chegar lá: Levante o conhecimento inicial da turma. Esse passo revela a direção que o trabalho deve tomar. Para que eles entrem em contato com o mundo real, leve-os para aulas-passeio. Todas as observações devem ser registradas em escritos e desenhos. Prepare uma passeata ecológica com todo o material produzido. Em uma conversa posterior, veja que conceitos foram ampliados. Por fim, confronte os conhecimentos prévios com os atuais 



Dica: Para falar sobre Educação Ambiental com crianças é importante abordar assuntos que produzam resultados ao alcance delas. Um bom exemplo é cultivar uma horta e depois comer as verduras e os legumes plantados


No 1º dia

Faça a apresentação do tema para as crianças.

O trabalho pode começar com uma roda de conversa, leve para a sala imagens que ilustrem o assunto.

Colete os saberes que as crianças já possuem e registre as ideias.

Com isto você irá perceber como as crianças se interessam pela temática e chegam a formar suas próprias opiniões.

2º dia

Com a curiosidade aguçada, prepare aulas-passeio nos arredores da própria escola.

O objetivo é observar a quantidade de lixo jogado nas ruas, tire fotos e registre a atividade e mostre a importância desta ação, trazendo para as crianças como é a realidade e como esta as condições das ruas.

Esta atividade também pode ser desenvolvida em sala de aula com a apresentação de vídeos, livros e fotos. O tema pode ser debatido em roda de conversa, para mostrar quais os cuidados que devemos ter com o meio ambiente.

As crianças podem registrar as atividades por meio de desenhos e escritos.

3º dia

Antes do horário do recreio leve as crianças a fazerem um passeio pelo pátio e observe como esta à limpeza, peça para as crianças comentarem.

Depois do recreio peça aos alunos que observem novamente como esta o pátio, façam a comparação do antes e do depois.

Organize a turma em dois grupos e proponha uma competição de coleta de lixo, distribua luvas, máscaras, sacos de lixo e comece a competição.

Ao final da atividade leve os materiais coletados para  a sala, façam a separação dos materiais. Mostre para as crianças os diferentes tipos de materiais.

Eles poderão encontrar: papel de balas, caixinhas de sucos, garrafinhas pet, papel alumínio, entre outros. Esta tarefa trabalha a seleção dos materiais.

Proponha que as crianças realizem uma pesquisa sobre a coleta do lixo de sua cidade.

4º dia

Realize outra roda de conversa, escute e registre o que as crianças irão dizer.

Prepare outra aula-passeio ao local para onde é levado o lixo da cidade.

Quando voltarem peça as crianças que produzam um texto sobre o que observaram.


Faça uma enquete com as crianças para observar como foram ampliados os conceitos de cada um.

ANA APARECIDA MENDONÇA

Água (música infantil) - 2013 Ano Internacional da Cooperação pela Água

A água é de extrema importância para a manutenção do planeta e dos seres vivos. Este vídeo conscientiza as pessoas sobre a importância de se economizar a água. 
O educador pode usar essa música em sala para ensinar as crianças como chega a água em sua casa e através de onde.  

  



Coral Unicanto - Responsabilidade Ambiental

Neste vídeo as crianças do Coral Unicanto, cantam para fazer com que as pessoas respeite o mundo e o planeta, separando o lixo e não jogando em qualquer lugar.

O educador pode usar esse vídeo para ensinar aos alunos para que serve o coleta seletiva e o que significa cada cor do cesto de lixo e o que é cada um deles.


Essa música fala no cuidado de não deixar lixo nas ruas,se preocupando em reciclar o nosso lixo.



Cristiane Valinhos de Souza

FUNK SUSTENTAÇÃO

Crianças da Escola EMEF Madre Maria Imilda do Santíssimo Sacramento do 4º ano desse ano de 2014 elaboraram o Funk Sustentação os alunos traz esse assunto para dentro de casa para os pais ou responsável se preocupe com o mundo que seu filho esta vivendo e para que ele viva bem não pode jogar lixo no chão e sim separar para a coleta seletiva reciclar. Ainda ressalta o desperdício de água quando lavam o carro e a calçada, pois a represa esta secando e devemos economizar para não ficar sem água e o planeta com todos esses cuidados agradece.


O educador teve uma feliz ideia em trabalhar esse assunto sobre sustentabilidade com esses alunos que muitas das vezes é tratado com mínima importância, porque o aluno tem que sair da escola lendo e escrevendo isso é o mais importante e o planeta fica de lado. 




Cristiane Valinhos de Souza

Água se souber usar nunca irá faltar.

Objetivo
Ensinar para as crianças os conhecimentos básicos sobre a água e sua importância para manter a vida no planeta;

Conscientizar para o uso adequado evitando o desperdício;

Desenvolver atitudes de conservação e preservação;

Valorizar a água.

Estratégia

Trabalhar com as crianças em roda de conversa, buscando saber qual o entendimento delas sobre de onde eles pensam que vem a água.

Fazer uma enquete com os alunos, com perguntas onde eles respondam, por exemplo: como é o consumo de água em casa, em quais tarefas ele percebem que mais gastam a água.

Depois na própria escola leve-os para a pia onde escovam os dentes e faça com que observem como acontece o desperdício da água, quando estão escovando os dentes, se deixam a torneira aberta enquanto escovam os dentes.

Reúna-os em sala de aula e apresente vídeos que mostrem os cuidados que são necessários para sempre ter água limpinha e tratada.

Aqui vão duas dicas bacanas:

O primeiro vídeo chama-se: “A GOTA BORRALHEIRA” disponível em:




O segundo chama-se: CLUBINHO SABESP “H2O O DEFENSOR DAS ÁGUAS“  




Essas são duas excelentes opções para trabalhar a importância desse bem tão precioso para a vida.

Avaliação

Trabalhe de forma lúdica com as crianças sobre tudo o que foi visto.

Pode apresentar o Funk Sustentação presente neste blog;

Brincadeiras lúdicas;

Conclusão final do professor

Poderá perceber que muitos ainda não possuem uma noção das formas de desperdício e de como acontece à contaminação da água.

Resultados obtidos

Depois de desenvolver este trabalho irá perceber a mudança quanto ao comportamento das crianças em relação ao uso e preservação da água.

QUEZIA TORRES FERREIRA

Quer proporcionar ao seu filhos nas férias alegria sem gastar dinheiro?

Observem as dicas

Brincadeiras:
Caça ao tesouro: Essa é uma brincadeira que pode ser feita tanto dentro de casa quanto em escolas. Basta escrever pequenas pistas para as crianças seguirem e encontrarem o tesouro escondido. Você pode usar frutas como prêmio.


Boliche: Use garrafas de plástico como pinos e coloque um pouco de água dentro. Separe uma bolinha e organize os times! Cada um tem duas tentativas por rodada e você pode anotar quem acerta mais pinos.

Corrida no saco: Essa brincadeira é uma corrida. Você pode usar um saco de batatas de nilon ou tecido,ou até mesmo uma sacola plástica grande. Chame mais amigos, monte as duplas e marque o ponto de chegada da corrida. Então, vocês devem tentar chegar primeiro, pulando com as pernas juntas.




CRISLEI FORTUNATO

Troca de Brinquedos

É muito comum ensinar as crianças  sustentabilidade  na Reciclagem, por exemplo ensinamos sobre a importância de economia de água, de luz, já no que se refere ao meio ambiente as escolas ou até mesmo os pais incentivam as crianças a não jogarem lixos nas ruas,o não misturar lixo orgânico com lixo reciclável.Isto tudo é muito bom, porém além de contribuirmos com a natureza e com a espécie humana. Gostaríamos de enfatizar neste blog uma sustentabilidade baseada da redução do consumo  infantil.

A “FEIRA DA TROCA DE BRINQUEDOS” (livros), é uma proposta direta de sustentabilidade como também da prática solidária da criança quando realiza a troca de um brinquedo ou até mesmo de um livro que  já não é mais útil  á ela, mas que terá utilidade para outra criança.

O evento pode ser realizado anualmente nas escolas, abrangendo o público interno e externo, na tomada de conscientização deste tema tão importante para nossa sociedade.

ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
Dentro do tema sustentabilidade, trouxemos algumas opções aos professores e escolas de como elaborar uma festa, sem muitos gastos, tanto quanto de forma consciente a não prejudicar o meio ambiente.

Sugestões:
A festa seja deve ser feita num lugar arejado (pátio ou ar livre)

Decoração deve ser feita com discos de papel colorido ou pratinhos de festa de aniversário;

Ao invés de bexigas, substituímos por bolas de papel seda ou jornal(tudo simples nada de exageros)

Se houver necessidade forrar uma mesa, cubra com toalha de pano;

Dicas para deixar o evento mais animado

Sugerimos a competição de copos , exemplo a pessoa que conseguir recolher mais copos descartáveis durante a festa ganha um 1 brinde, ou aquele que ficar com apenas 1 copo até o final ganha um segundo brinde (neste caso necessitará de sorteio, pois o número será maior)

CRISLEI FORTUNATO


JOGO DA AMARELINHA

O jogo da Amarelinha, brincadeira também conhecida como pular macaco, academia, maré ou sapata, é uma atividade infantil muito conhecida e tradicional no Brasil. Ao mesmo que tempo que ajuda as crianças a conhecer e a escrever os números, também desperta e exercita as suas habilidades como contar, raciocinar e o equilíbrio.

A sequência numérica que se exige para brincar de amarelinha incentiva a criança a desenvolver o raciocínio lógico matemático. Os saltos ou pulos que as crianças terão que dar, lhes dará mais agilidade, coordenação e força. É uma brincadeira que auxilia o desenvolvimento motor das crianças.


Se ainda vocês não brincaram de Amarelinha com o seu filho, é bom que saibam algo mais sobre esta brincadeira tão divertida:
Idade recomendada: a partir dos 4 anos.
Onde brincar: pátio, calçadas, na praia (na areia molhada), nas praças ou quadras de esporte.
Quantos participantes: mais de 1
Material necessário: giz ou varinha (na areia), além de um marcador (se pode usar pedras, casca de banana seca, etc.).

CRISLEI FORTUNATO

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Reflexões sobre o filme WALL-E

Qual a influência do filme Wall-E na vida das crianças?

O filme revela um planeta habitado somente  por um robô e uma barata. Ele estava programado para limpar a terra do lixo produzido por muitos anos de consumo irracional.

O filme Wall-E apesar de ser uma ficção, nos trás uma grande reflexão sobre a realidade.

Desde o inicio do filme até o fim estão explicitas as cenas de advertência quanto a   preservação á vida, a proteção do nosso planeta, ou seja, a sustentabilidade.

A principio no galpão do lixo o robô tem diversos objetos que ele acha  interessante,  e  guarda, isso ensina para as crianças quantas coisas que se pode aproveitar, e para nós, deixa bem claro que não sabemos o que fazer com o lixo que produzimos, quanto ao lixo orgânico, é simples, pois o mesmo se decompõe na terra rapidamente e tem sua função positiva na atmosfera, porém o lixo industrializado (lata, alumínio, papelão, vidros, PVC e etc.) é  preciso ter uma consciência de como reciclar esse material.

O lixo eletrônico é outro problema, vivemos na era da tecnologia onde se vendem muitos aparelhos eletrônicos, mas não há uma espécie de coleta para os aparelhos estragados. Além da grande quantidade de lixo produzido de forma irracional entra a questão dos produtos tóxicos de diferentes formas, tanto de uso doméstico quanto de uso industrial.

O filme apresenta cenas bem reais como por exemplo: o robô precisa de luz solar, toda a humanidade precisa do  sol. O robô também se surpreende ao encontrar uma plantinha  e isso nos faz lembrar que precisamos das plantas para nos alimentar, respirarmos... etc. Sem  as plantas não há purificação no  ar, precisamos da água pois a água é vida,precisamos dos animais até mesmo dos insetos, todo ser vivo ou não tem sua função na terra,  atmosfera ou no planeta, e nossa atitude pode muito influenciar para o bem ou para o mal.

Passar isso para nossas crianças é muito importante, “pois é educando a criança que se forma o homem consciente.”

Nós temos a responsabilidade de conscientizarmos para poder educar de  uma forma correta as nossas crianças, lembrando que segundo Paulo Freire, “ninguém educa ninguém, nós nos educamos juntos...”

Na história do filme as pessoas que estão na nave, tornaram-se sedentárias  (obesas), pois não tem uma vida ativa e normal, tudo o que fazem é com a tecnologia , até para conversar umas com as outras de forma digital.

Esta  mensagem  para nossas crianças também é muito importante, pois apesar dos meios  de comunicação serem  importantes  para nós,  não deve ser substituídos  por  um grupos  de amigos  onde possamos  conversar  uns  com os  outros  face a face, abraçar, correr, caminhar junto etc...

A criança precisa  entender  que o contato físico não pode ser substituído  pela  tecnologia, e que ao invés de alimentar um bichinho virtual  existem  no  planeta  diversos  animais  precisando  de carinho, cuidado, proteção e amor.

A  verdadeira  mensagem  deste filme  é o problema  ambiental  que foi dirigido para as crianças, mas que deve ser  assistido pelos  adultos, pois a mensagem  sobre a insustentabilidade  da  nossa  forma  de  vida  é  flagrante.

Nós somos  educadores  e temos  a função de transmitir para a sociedade as informações de maneira  correta quanto á sustentabilidade, pois  se juntos : educadores  e  sociedade, orientarmos  nossas  crianças   teremos  um  planeta  melhor, pois as crianças são o nosso futuro e a extensão das  gerações   vindouras.


Elisangela  Lopes  Ferreira  Jesus  

Veja o trailler aqui:


LIVROS PARA TRABALHAR A SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LIVROS PARA TRABALHAR A SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Selecionamos alguns livros de contação de histórias para você possa ilustrar sua aula, despertar o interesse pela leitura e contribuir com a consciência sustentável


O Mundinho

Este livro conta a história de um mundinho que até então era habitado pelas matas, animais, e lagos. No entanto um belo dia o homem entra em cena e toma conta do lugar.

Acha tudo tão bonito e tão bom, mas não cuida de nada. Constrói fábricas que emitem fumaça, usam seus carros sem dó nem piedade. E é assim que o mundinho vai se deteriorando, até que chega em um ponto que nem mesmo os homens suportam mais viver em um lugar assim, e decidem juntamente com o mundinho mudar suas atitudes.

A partir daí, todos unidos, iniciaram um trabalho maravilhoso, cuidando do meio ambiente, e de todos os seres viventes do planeta.

o mundinho


O livro, muito bem escrito e ilustrado por Ingrid Biesemeyer Bellibghausen, traz de forma simples e objetiva tudo o que está acontecendo com o nosso mundo e como o homem tem o tornado cada vez mais sujo, barulhento e poluído. Numa linguagem simples, traz uma mensagem de amor ao planeta e preservação ambiental.


Sua arte foi feita através de colagens com papeis coloridos e recortes de jornais e revistas velhas.


Vale a pena ler.

Este livro você encontra aqui: 



Viva Viver
(Sebástian Justo)
Com ricas imagens o Viva Viver tem como objetivo conscientizar as crianças para a importância de cuidar e preservar o ambiente em que vivemos. Aborda assuntos sobre os recursos naturais e animais em extinção, ecologia, preservação e reciclagem.


O livro também é interativo, pois traz brincadeiras e passatempos em que a criança aprende brincando, e pode por em prática tudo o que leu. É impresso em papel reciclado.
Você pode encontrar aqui:

Amigo professor. Se você está estudando para concurso público, não deixe de ver essas 10 dicas valiosas de como estudar para concurso público e passar.

Fátima Aparecida dos Santos Alvarenga
Rosana Garcia Lobato
Ana Claudia Carpinteiro
Sueli Padovani Lourenço